Piauí comemora 195 anos da Batalha do Jenipapo

COMPARTILHAR

A Batalha do Jenipapo foi um grande fato histórico para o Piauí, e hoje se comemora 195 anos do acontecimento. Para falar sobre esse fato a rádio Teresina FM, recebeu em seu estúdio, na manhã desta terça-feira (13) o professor de historia da UFPI, Johny Santana.

Por mais que a batalha tenha tantos anos, algumas pessoas acham que ela não ganha o reconhecimento que merece, muitas vezes as pessoas se esquecem ou menosprezam.  O professor é questionado sobre tal questão e ele relata que a historia precisa de uma nova roupagem para ganhar visibilidade, “na verdade ela não é esquecida, ela precisa ser remontada e ser readequada a historia nacional”, explica ele.

Johny fala que a maior questão é saber a importância do Piauí dentro da disputa entre Portugal e Brasil, “ao meu vê, eu acho que a batalha ocorreu de fato por que as forças que estavam intencionadas aqui, elas eram extremamente decisivas, os portugueses queriam conseguir dentro do projeto deles, capitanias do norte, para se consolidar aqui”, informa o professor.

É importante que esse assunto seja abordado nas salas de aulas, e o professor explica como o tema é trabalhado com os alunos tanto na infância como na adolescência, “é uma questão dá memória, os professores devem trabalhar, nós dá faculdade, a gente têm esse preocupação, lá na UFPI têm três disciplinas dedicadas ao período do século XIX”, revela Johny.

Joyce Fernanda

Fonte: Teresina FM

8:40

COMPARTILHAR