Respeito

COMPARTILHAR

Fala-se muito em respeito.

Mas, como dizem, falar é fácil. É muito fácil.

Difícil mesmo é fazer, é praticar.

Na hora de praticar o ato de respeitar há sempre um complicador e geralmente nos agarramos a ele.

O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social.

O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra. Muitas religiões abordam o tema do respeito ao próximo, porque o respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.

Uma das importantes questões sobre o respeito é que para ser respeitado é preciso saber respeitar, o que em muitos casos não acontece.

Respeitar não significa concordar em tudo, significa sim não discriminar ou ofender essa pessoa por causa da sua forma de viver ou suas escolhas.

Respeitar é colocar distância diante da visão diferente de outra pessoa. O respeito, portanto, nos ajuda a não julgar as pessoas pela sua escolha ou opinião.

Respeitar é considerar a outra pessoa nas suas diferenças individuais, não esperando que esta seja de outra forma, que opine ou que se comporte de forma diferente.

Respeitar é perceber que cada pessoa tem direito de escolher ser quem ela realmente é, na sua forma de pensar, de opinar, de sentir, de agir e nos seus gostos e preferências de vida.

O respeito se expressa quando não se julga a outra pessoa pela sua visão, decisão, comportamento, ou forma de vida. A pessoa não é censurada nem recriminada por ser como é, e também não se espera que ela seja de outra forma.

O respeito é um sentimento que leva à obediência.

Respeitar as pessoas é respeitar a si mesmo. É respeitar as diferenças dentro de seu contexto e do seu limite.

Respeite as pessoas do jeito que elas são. Boas, amargas, sem paciência, autônomas, solteiras, casadas, enroladas, sem noção, porque tudo tem uma explicação. Se estiverem no caminho errado, a própria vida vai mostrar o certo e dar a lição.

Seu dinheiro e sua posição social não lhe fazem melhor do que os outros e não vão lhe salvar.

Como se diz, cuidado com a forma como vive porque a mesa é farta, mas a fome pode ser grande.

Lembre sempre que aquele que reconhece o valor de alguém pelas batalhas que enfrenta e não pelo que aparenta, jamais será uma pessoa preconceituosa.

Respeitar as diferenças, como diz o poeta Augusto Branco, começa por aceitar que as pessoas pensem diferente de você.

Chico Leal – Opinião Jornal da Teresina I Edição (12.09.18)

08:22

COMPARTILHAR